Capa

Turismo

ABIH Nacional anunciou balanço positivo do 58º CONOTEL e novidades para a edição 2017

Palestras e debates realizados no Congresso deram origem a pautas positivas e soluções para alavancar os negócios do setor hoteleiro

25.05.2016  |  101 visualizações
Com a participação de mais de 700 Congressistas do segmento hoteleiro, 15 presidentes de entidades ligadas ao setor, deputados e diversas autoridades, terminou na última sexta-feira, às 20 horas, com palestra do ex-ministro Maílson da Nóbrega o 58º CONOTEL - Congresso Nacional da Hotelaria, realizado pela ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).

Entre os temas de grande interesse, em especial as soluções para a indústria hoteleira no atual cenário da economia brasileira, um dos destaques foram as soluções propostas por Maílson da Nóbrega para a obtenção do entendimento de como a hotelaria pode sobreviver na atual crise brasileira, crescer e até prosperar na conjuntura atual e dos próximos anos.

Entraves no desempenho da hotelaria também foram discutidos. Entre eles, o sistema de hospedagem no formato de Economia Colaborativa, explorado por algumas empresas que ainda não estão devidamente regulamentadas no cenário turístico nacional."Não queremos coibir e nem temos intenção de fazer oposição a esse modelo de negócios", comenta Dilson Jatahy Fonseca Jr, presidente da ABIH Nacional. "Nossa proposta, que já está em curso em por meio de Projeto de Lei entregue em Brasília, foi muito discutida durante o CONOTEL a partir da palestra do deputado Herculano Passos, Presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo do Congresso Nacional. Saímos do Congresso com a certeza de que a regularização desse segmento é emergencial para a sobrevivência saudável da hotelaria", enfatiza o dirigente.

Dilson destaca que entre os pontos mais importantes contidos na proposta da entidade estão a equiparação dos impostos nas esferas Federal, Estadual e Municipal, além dos itens de segurança para os hóspedes e quanto a preservação da imagem do turismo brasileiro, já que os hotéis combatem de forma intensa o chamado "turismo sexual" e nesse sistema de hospedagem não há nenhum controle sobre isso.

No balanço do CONOTEL também chegou-se ao consenso de que após a realização das Olimpíadas, haverá um legado positivo que contribuirá com o turismo e consequentemente a hotelaria, somado aos esforços das entidades de turismo e do próprio Ministério do Turismo.

"Nossa expectativa é muito positiva. Principalmente quanto à mudança na questão política, social e espera-se que na econômica. Tínhamos a preocupação de perdermos a oportunidade da divulgação internacional do Brasil em função das Olimpíadas. Mas acredito que agora voltaremos a ter o otimismo que tínhamos há alguns anos, de o Brasil retomar o crescimento inclusive em relação ao mercado internacional. Após esse grande evento, a expectativa é que o Brasil fique com mais visibilidade e que o segundo semestre tenha crescimento bastante significativo, já que existe uma demanda reprimida muito grande. Também acredito que vá aumentar muito o turismo doméstico no Brasil devido à alta da moeda internacional. As pessoas deixaram de viajar por causa da crise, mas, quando retomarem, será pelo Brasil, que é mais barato", explica Jatahy Fonseca.

A entidade também anunciou as novidades para o CONOTEL 2017 que será realizado entre os dia 09 e 11 de maio no Espaço Pro Magno, em São Paulo. O Congresso pretende levar a diante a experiência feita neste ano com Mato Grosso e abrir espaço para a participação de Destinos Turísticos, agentes e operadoras do setor.

Além disso, foi anunciada também a 1ª.Convenção Anual da ABIH Nacional que deverá complementar o CONOTEL, marcada para acontecer nos dias 9 e 10 de Novembro, em Brasília. O evento será aberto no dia 09, - Dia do Hoteleiro - com uma sessão especial na Câmara Dos Deputados em comemoração aos 80 anos da ABIH Nacional. "Somos a mais antiga associação voltada para o turismo do Brasil. Esta será, sem dúvida, uma oportunidade de mostrar nossa representatividade e contribuições dadas à hotelaria e ao turismo brasileiro. Por isso, vamos marcar a data com o lançamento da Convenção Anual que depois será itinerante, ou seja, a cada ano será realizada em um estado diferente", conclui o presidente da ABIH Nacional.

Foi confirmada também a realização da 2ª. Expotel, que a exemplo deste ano acontecerá simultaneamente ao Congresso. "Tivemos cerca de 15 expositores nesta primeira edição", conta Douglas Venditti, da New Brand Solution, que organiza a feira. "A expectativa é de que possamos triplicar o número de expositores. Já começamos a comercialização com as empresas que estiveram conosco neste ano e vamos seguir de forma intensa buscando empresas que tenham interesse em fornecer para a indústria hoteleira", explica.
Douglas enfatiza também a importância da feira se expandir de forma sustentável acompanhando a consolidação do mercado. "Portanto, a busca pelos expositores seguirá os princípios que norteiam as necessidades da indústria de hotéis", conclui o dirigente.

Serviço:
59º CONOTEL - Congresso Nacional de Hotéis - 2017
2ª. Expotel - Feira Nacional da Hotelaria
09 a 11 de Maio de 2017
Realização: ABIH Nacional
Mais informações: www.abih.com.br
Leia também...
26.09.2024

Com ampla infraestrutura de hospedagem, lazer e programações temáticas exclusivas, o Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR) e o Malai Manso, na Chapada dos Guimarães (MT), são perfeitos para quem viaja com as crianças

24.09.2024

Indaiatuba e região do Circuito das Frutas oferecem experiências de turismo rural, roteiros de enoturismo e passeios imperdíveis

23.09.2024

Com muitas atividades monitoradas, o resort criou uma programação diferenciada para as crianças, além de muitas opções de lazer e descanso para os pais

19.09.2024

O evento, no Centro de Convenções Pro Magno, trará painéis estratégicos para debater os seguintes temas: O Potencial do Turismo Esportivo no Brasil e as Oportunidades do Esporte e dos Jogos no Turismo